Informações e recomendações do fabricante
Os materiais da Telhas Mafrense são produzidos seguindo rigorosos padrões de qualidade, atendendo à norma ABNT NBR 15310. Escolher Telhas Mafrense é ter a certeza do melhor para sua obra.
1
Contrate um engenheiro civil ou um arquiteto, pois são os profissionais indicados para projetar e acompanhar a execução do seu telhado e da sua obra. O carpinteiro telhadista também é de fundamental importância.
2
A galga de ripamento deve ser dimensionada tomando por base a galga recomendada, que consta nas informações e recomendações do fabricante, no folder e no site da Telhas Mafrense. Cada telha possui sua galga recomendada específica. De qualquer forma, o fabricante recomenda que a galga do ripamento seja dimensionada de acordo com o lote do material recebido, ou seja, já com a telha na obra.
• Telha americana – galga recomendada: 36,0 cm
• Telha portuguesa – galga recomendada: 33,6 cm
• Telha romana – galga recomendada: 34,0 cm
3
Caso o uso do produto cerâmico não seja imediato, ele deve ser armazenado em local sem umidade, sem contato com a terra, vegetação ou qualquer tipo de material que possa sujar ou danificar o produto. A Telhas Mafrense não se responsabiliza por danos ou alterações na aparência do material cerâmico causados por armazenamento inadequado.
4
Problemas no telhado, como vazamentos e respingos, geralmente são causados por instalações inadequadas, que não sigam a inclinação mínima e as normas técnicas. Muito cuidado com a inclinação e o esquadro do telhado.
5
Variações de tonalidade são inerentes ao produto cerâmico.
6
A aparência superficial da telha, inclusive da resinada, pode sofrer alterações com o tempo, dependendo do ambiente e do clima.
7
Alterações de cores ou no aspecto visual das telhas, causadas por fungos, algas, musgos, eflorescência, sujeira e poluição, inclusive esverdeamento e escurecimento da superfície das telhas que são provocadas por agentes externos, NÃO são de responsabilidade do fabricante
8
A Telhas Mafrense recomenda ao comprador a aplicação de hidrofugante ou resina nas telhas. Tal aplicação proporciona a conservação da cor natural das telhas por um tempo maior, dificultando a ação de agentes externos.
9
A limpeza e manutenção do telhado deve ser feita de maneira periódica, devendo acontecer ao menos uma vez ao ano.
10
As telhas resinadas necessitam também de limpeza e manutenção periódicas, inclusive o fabricante recomenda a reaplicação da resina com o passar do tempo.
11
Eventuais quebras durante o transporte são de responsabilidade do transportador do material.
12
Segundo a norma da ABNT NBR 15310, a telha não deve apresentar vazamentos ou formação de gotas em sua face inferior, sendo, porém, tolerado o aparecimento de manchas de umidade em sua face interna.
13
A inclinação do telhado depende do seu comprimento e está indicada nas tabelas abaixo.